quinta-feira, 17 de junho de 2010

1º ENCONTRO DO PROJETO OMEGA

1º Encontro do Projeto Omega Nyahbinghi




“Resgate, Afirmação e Valorização da Mulher RastafarI”





Relatório de Atividades




Realizado de 23 a 25 de abril de 2010




Local: São Paulo - SP / Brasil



Estiveram presentes: Amanda (SP), Carol JAHchild(SP), Imperatriz Carol Jafet(SP), Imperatriz Carolina Ceriani(Chile), Dina Lopes(BA), Luísa Benjamim(RJ), Moly Rose(Califórnia), Natália Freitas(PA), Ona(SP), Keila(Hortolândia-SP), Tati(Atibaia-SP), Nanda(Campo Limpo Paulista-SP).



Dia 23

O Encontro teve início com a apresentação individual de cada participante, contando sobre sua experiência pessoal na vivência Rastafari e cotidiano.

O primeiro tema a ser abordado foi encabeçado por Luísa Benjamim esclarecendo sobre o que é o Projeto Omega Nyahbinghi, quem fazia parte e como se associar.

O Projeto nasceu no RS e começou com três aspectos: educação, sustentabilidade e música.

Educação através das publicações feitas; Sustentabilidade através de práticas de permacultura, reciclagem e reaproveitamento; Musica com pesquisas de mulheres que cantam e atuam no cenário musical.

O Projeto foi crescendo e teve mais conhecimento sobre a mulher Rastafari. O primeiro marco foi a publicação Especial Mulher Rastafari, que foi amplamente divulgado no Brasil, depois Dina começou a fazer parte, e acabou se estendendo a uma rede de mulheres Rastafari no Brasil e hoje segue buscando organizar e unir as irmãs Rastafari do Brasil .

O Projeto precisa virar uma organização, não apenas conectar as mulheres, mas também ter organização para buscarmos recursos, formalizando o Projeto Omega Nyahbinghi como uma Associação de mulheres.

O próximo tema tratado foi a importância e exemplo de Sua Majestade Imperatriz Menen I, Imperatriz da Etiópia, no qual as participantes trocaram informações sobre sua vida e suas obras, e o quanto sua história reflete na vida das mulheres em geral, principalmente por sua postura e cartas dirigidas a todas as mulheres do mundo.

O último tema do dia foi uma conversa ministrada por Imperatriz Carolina Ceriane, Imperatriz Carol Jafeh e Princesa Ona sobre a “Liga da Imperatriz", fundada na década de 80 pelo Sacerdote Emanuel, líder do Congresso Negro Internacional Etíope Africano (EABIC), Ordem Rastafari Bobo Shanti.

A Liga da Imperatriz chama toda a mulher a fazer parte para seguir com os trabalhos do Congresso: Liberdade, Redenção e Repatriação Internacional. Vem ajudar o homem a voltar para África. Tem princípios que vêm para fortalecer o laço de família, de unidade, para que as pessoas possam se organizar, sobretudo o homem que precisa se edificar, para voltar à África. Tem como exemplo Imperatriz Menen I. A Liga é símbolo de mansidão e humildade.



Dia 24

Foi determinado o descanso sabatical, oração e leituras. Conversa livre e informal a fim de aproximar mais as participantes e estreitar o elo de união.



Dia 25

O tema inicial do dia foi: Quem é a mulher Rastafari - papel e importância da mulher na comunidade Rastafari e na sociedade em geral.

Gerou uma longa conversa sobre passos a seguir, principalmente como educadoras, mulher original e resgate de valores. Surgiram idéias de projetos voltados principalmente às mulheres e crianças.

Keila distribuiu cartilhas sobre sustentabilidade e contou sua experiência como educadora e como procura inserir a história da África em suas aulas.

O próximo tema foi a definição do formato de organização e formalização do Projeto Omega Nyahbinghi, que resultou no comum acordo de gerar uma Associação, encerrando com a revisão e termino do estatuto e formalização o Projeto Omega Nyahbinghi.



Futuras Ações:

  • Realizar reuniões regionais de mulheres com uma freqüência mensal;
  • Organizar o próximo encontro nacional para abril de 2011 em Salvador-BA;
  • Regulamentar e registrar o Projeto Omega Nayhbinghi.












Um comentário:

  1. Damos graças pela união da mulher negra,geradora de vidas e vidas em abundancias!temos que ter mais encontros assim!!!!

    TODO AMOR FLORISSIMAS IRMÃS

    ResponderExcluir

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com