sábado, 26 de outubro de 2013

COMO SE TORNAR UM RASTA EM 3 PASSOS

O QUE É SER UM RASTA?

Como se tornar um Rasta em 3 passos!

Mesmo depois de alguns anos vivendo nessa linha, buscando esse caminho e essa vivência volta e meia me perguntou “mas o que é ser Rasta afinal?”

Me faço essa pergunta pois vejo tanta coisa, tantas atitudes por vezes contraditórias, tanta informação cruzada, que não tem como não se perguntar. Pior e quando penso: “Mas será que sou Rasta mesmo?” Pois às vezes certas informações vindas de alguns Rastas são tão irreais pra mim que não tem como não pensar isso. Mas graças a JAH, depois de alguns anos, a gente aprende que dentro desse Universo tudo acontece "No mundo tudo tem” e então me lembro de Sua Majestade de onde só provém certeza.

Certa vez, em um documentário, vi um Elder Rastafari falar que o Universo Rastafari é tão diverso que às vezes dois Rastas podem não ter nada em comum, ou quase nada, pois o que faz deles dois serem Rastas é que seguem a Sua Majestade Imperial o Imperador Haile Selassie. Eu tenho esse mesmo pensamento. Para não cair em julgamento, creio que esse seja o único critério para dizer se uma pessoa é ou não Rastafari. Único critério e condição necessária! Ninguém tem direito de anular a identidade de outro, mas alguém dizer que é Rastafari sem conhecer ou aceitar o próprio Ras Tafari em sua vida, é como uma pessoa se dizer Hare Krishina e não saber quem é Krishina, ou “Sou Budista, mas não aceito Buda”, “Me identifico com algumas coisas dos Cristãos mais não aceito Cristo”. Parece absurdo? Só em Rastafari acontece isso? Por quê?

Uns dizem que é por causa do reggae, que a culpa toda é da indústria do reggae. Mas a ‘culpa’ é que as pessoas preferem o simples, o resumido, o empobrecido, preferem não pensar, preferem imitar. Também são acostumadas a não respeitar, a não entender, a não compreender.

Sempre que alguém chega a mim querendo saber sobre Rastafari procuro dizer pra pessoa buscar conhecer sobre Haile Selassie, sobre a Imperatriz Menen, e sempre ter essas referências em suas buscas. Nunca colocar qualquer outra pessoa como sua referência, seja Eu ou qualquer outro Irmão e Irmão, pois certamente se assim fizer irá se decepcionar.

Se você está buscando sobre Rastafari e um irmão ou uma Irmã tentar se colocar pra você como seu guia, desconfie!! Pois exemplos todos somos, mas a ser seguido, se quer ser um Rasta é só Um, ou 3 que se resumem em 1.

Praqueles que buscam uma listinha de 3 regras básicas de como ser Rasta, mesmo sem ainda saber muito sobre Sua Majestade, dou a dica:

  • Amar a Deus sobre todas as coisas de todo o Teu Coração
  • Amar ao próximo como a ti mesmo
  • Fazer o bem e não fazer o mal


Se seguir bem seguido essas 3 regras básicas vai chegar no mesmo lugar!

J

Rastafari!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com