domingo, 1 de abril de 2012

Rainha Makeda da Etiópia


Uma importante referência para as Mulheres Rastafaris é a Rainha Makeda da Etiópia, conhecida como a ‘Rainha de Sabá’. A Rainha Makeda tem uma grande importância para os Rastafaris, ela é uma das principais matriarcas, pois foi através dela que se deu a aliança tão importante entre a Etiópia e o Deus de Israel, manifesta em Menelik 1º, fruto da União entre o Rei Salomão e a Rainha Makeda, do qual descendem o Imperador Haile Selassie, a Imperatriz Menen e toda sua linhagem.
A Rainha Makeda representa a força da Mulher, seu vigor, sua paixão e seu Amor. Em sua sede por conhecimento e sabedoria, Makeda viajou por uma rota muito longa e difícil para época, correndo muitos riscos para poder se encontrar com o Rei Salomão, do qual ouvia muitas histórias. O que mais lhe chamava a atenção era sua fama de um Homem muito Sábio.
Quando finalmente chegou à Jerusalém e encontrou o Rei Salomão ela disse a ele:  

“Abençoado seja tu, meu senhor, na medida em que tais sabedoria e entendimento foram dados a ti. Para mim, eu apenas desejo que pudesse ser como a última de tuas servas, de modo que eu pudesse lavar os teus pés, escutar a tua sabedoria, aprender com o teu entendimento, servir tua majestade e apreciar a tua sabedoria. [...] E dou graças a Ele que me trouxe para cá e te mostrou para mim, e me fez pisar na soleira da tua porta, e me fez ouvir a tua voz”.(KEBRA NAGAST, cap. 26)

A Rainha Makeda era possivelmente a Mulher mais poderosa e rica da Terra naquele momento, não havia outra mulher que se comparasse a ela, inclusive por sua beleza até hoje muito mencionada. Apesar disso, ela não se constrangia em ter a humildade de aprender e reconhecer que o verdadeiro valor estava na sabedoria, muito mais do que em tesouros e posses.
Sabiamente o Rei Salomão reconheceu toda a nobreza e sabedoria da Rainha Makeda e respondeu a ela:

 “Sabedoria e compreensão brotam de ti para ti mesmo. E quanto a mim eu apenas as possuo na medida em que o Deus de Israel as deu para mim, porque eu pedi e supliquei por elas a Ele. E tu, embora não conheças o Deus de Israel, tens esta sabedoria que fizeste crescer em teu coração, e [que ti fizera vir] para ver a mim, o vassalo e escravo de meu Deus [...]” (Idem)



       Salomão remetia todo seu poder ao Deus de Israel, enquanto Makeda, mesmo sem conhecê-lO, possuía imensa sabedoria que, segundo Salomão, brotava dela própria.
Ela é uma grande fonte de inspiração para as Mulheres, pois ela manifesta todas as qualidades de uma Grande Rainha, que mesmo muito poderosa manifestava uma feminilidade doce, sem medo de expressar seu amor e admiração de Mulher, cativando e seduzindo naturalmente o renomado Rei Salomão. O fascínio que ela transmitia e até hoje transmite está justamente por manifestar a força e a doçura, o poder e a humildade, o vigor e a amorosidade da mulher.
Um dos enviados do Rei Salomão à Etiópia, para acompanhar seu filho Menelik, dirigiu-se à Rainha Makeda dessa forma: 

“E quanto a ti, Oh! minha Senhora, tua sabedoria é boa, e ela supera a sabedoria dos homens. Não há ninguém que possa ser comparado a ti com relação à tua inteligência, não apenas nos assuntos de intuição das mulheres que foram criadas até este momento, mas o entendimento de teu coração é mais profundo do que o dos homens, e não há ninguém que possa ser comparado a ti na abundância de teu entendimento, exceto meu senhor Salomão. E tua sabedoria ultrapassa muito a de Salomão, que tu foste capaz de atrair para cá os homens poderosos de Israel, e o Tabernáculo da Lei de Deus, com as cordas de teu entendimento, e tu derrubaste a casa de teus ídolos, e destruíste suas imagens, e tu limpaste o que estava impuro dentre teu povo, pois tu expulsaste deles o que Deus odeia.” (idem, cap. 91)

A Rainha Makeda é uma forte influência positiva para as Mulheres Negras/Africanas, pois é uma das figuras Africanas mais famosas da História da Humanidade. Suas virtudes, qualidades e beleza fortalecem a auto-estima das Mulheres e meninas Negras em suas próprias raízes, em contrapartida aos padrões femininos estéticos e morais impostos a elas pelo ocidente.
texto de Luísa Benjamim

Um comentário:

  1. Garvey nos ensina que "O povo que não conhece sua história, a sua origem e a sua cultura é como uma árvore sem raízes".
    Damos graças pelo texto irmã Luísa. Que cada vez mais o ensinamento da Terra mãe Etiópia seja conhecida pelo amado povo de Israel que se levanta por essa abençoada união do Rei Shelomo e Rainha Makeda. Eterna dinastia de David que vive e reina pelo Misericórdioso Jah RastafarI.

    ResponderExcluir

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com