terça-feira, 17 de junho de 2014

Conhecimento Natural


Essa relação com a Lua e com a Terra também se faz muito importante na forma como a mulher se relaciona com outros elementos naturais, que a possibilitam manter-se sempre em harmonia, e levar uma vida saudável. Naturalmente, todos os elementos que vêm da terra possuem uma forte conexão com a Mulher, e, na medida em que ela vai desenvolvendo suas capacidades intuitivas e aguçando sua percepção, pode utilizar esses elementos para a cura e a saúde sua e de seus próximos.

Uma alimentação saudável, estruturada nos elementos vindos de nossa amorosa Mãe é uma das principais formas de aos poucos irmos adquirindo essa conexão com a Mãe Terrena. Pois vamos nos limpando de toda a poluição e ingredientes artificiais colocados em alimentos industrializados. Ao nos alimentarmos dia-a-dia de alimentos vegetais, integrais, orgânicos, ou seja, o mais natural possível, vamos sentindo o gosto vivo de nossa Mamãe nos nutrindo, acostumando nosso corpo e nosso espírito a viver novamente como nossos ancestrais que tiravam tudo o que precisavam da terra, da floresta, da diversidade infinita de plantas e elementos naturais. Essa alimentação vai deixando-nos mais sensíveis, perceptivas e intuitivas, nos aproximando dessa sintonia, dessa freqüência com Mamãe, e assim vamos aprendendo a lidar e manipular os vegetais e minerais para a cura.

O estudo é muito importante, como diz Marcus Garvey, que podemos aprender tudo que quisermos através de boas leituras. O conhecimento é Universal, está em todas as coisas e em todas as culturas, se soubermos, à Luz da sabedoria e do discernimento, buscar boas fontes para enriquecermos nosso jardim com flores nativas e exóticas. Na busca do conhecimento através de leituras, juntamente com o desenvolvimento de nossas faculdades intuitivas e perceptivas, vamos adquirindo um conhecimento realmente libertador.

Dentro dessa busca pelo conhecimento, a relação com as plantas é a mais importante, pois é uma busca para uma vida inteira. Em especial para nós que vivemos na América Latina, temos o privilégio de termos uma biodiversidade imensa, com plantas que realmente curam tudo. Para a Mulher, em especial, essa busca é muito rica, dela perceber que os mesmos elementos que há nela, também estão presentes nessas plantas, assim como nos minerais[1], e reconhecê-los como companheiros para essa experiência terrena, que nos conectam com determinadas freqüências vibratórias, elementais, de cores, aromas e sabores, da nossa Mamãe querida.

O Homem e a Mulher Rastafaris são aqueles que estão mais na sintonia com essa forma de vida natural, em contato e conexão com essas forças naturais que nos nutrem não somente através da ingestão, mas com vibrações energéticas. Por isso muitas vezes é tão difícil para um Homem ou uma Mulher Rastafari viver na babilônia, pois estamos fora de nosso habitat natural. Assim como uma planta se desenvolve melhor dentro de seu habitat, diretamente plantada na terra em situações de clima, solo e demais vegetações adequadas, da mesma forma, um ser humano também necessita de água, luz, terra e ar, necessários para o desenvolvimento adequado de suas faculdades. Porém, estando fora de nosso habitat, recorremos a outras fontes, como a união entre os irmãos, as celebrações, orações e a utilização das plantas e minerais nas mais diversas funções para nos nutrir energética e espiritualmente da força necessária para realizar nossas atividades diárias e cumprir nossa missão.

A mulher tem um papel fundamental de ensinar seus filhos, maridos e irmãos a respeito de todo esse conhecimento natural, pois ela tem uma maior facilidade e sensibilidade para isso perceber. E possui habilidade natural de educar e transmitir os ensinamentos. Resgatando e transmitindo esses entendimentos, as futuras gerações irão novamente crescer dentro dessa freqüência e naturalmente a nova raça e o novo tempo vai assim se restabelecendo. Como diz no provérbio Africano:


“Educando um homem se educa um indivíduo, mas quando se educa uma mulher, se educa uma Nação”[2]


Imperatriz Menen, Santa Maria, Rainha Omega, Mãe da Criação, Mãe Terra, Mama África, Mamãe acolhedora, Eva, Sara, Ruth, Raquel, Rainha Makeda, Santa Ana, Isabel, Maria Madalena, Uma só Mulher, Todas em Uma, e Uma em Todas, desde o princípio até hoje, a mesma Mulher, é a força feminina desse Amor poderoso que ergue das maiores profundezas que possamos estar, eleva nas mais divinas alturas. Mostra o valor de ser mulher, retira e resgata suas filhas do mundo da ilusão lhes dando um valor nobre, como Rainhas, como MÃES DA CRIAÇÃO!!

Como Mulher Rastafari, considero que não há benção comparável ao auto-conhecimento de uma Mulher como uma Rainha, uma Deusa em carne, uma célula dessa Mãe Terrena, com a mesma força, vibrante, e pulsante, o elemento Omega/feminino de Deus, JAH RASTAFARI, a base, o chão, os pilares, a casa, o templo para seus filhos, marido e irmãos, a terra fértil, o mar transformador e purificador, o vento que corta e limpa, a chuva que lava, a água doce que restaura. A Natureza viva com tudo que se precisa. O brilho da Lua... que ilumina os caminhos e clareia a noite escura.


“Sobe tu a um monte alto, mulher portadora das boas novas de Sião. Eleva a tua voz, mesmo com poder, mulher portadora de boas novas para Jerusalém. Eleva-a, não tenhas medo. Dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus”. Eis que o próprio Soberano Senhor JAH virá mesmo como alguém forte, e seu braço governará por ele. Eis que está com ele sua recompensa e diante dele está o salário que paga.” (Isaías: 40: 9- 14)

Mama Omega

Quero deitar nos braços de minha Mama Omega
Me pega no colo aconchega e me faz sorrir
Quero deitar nos braços de minha Mama Omega
Que me acalma, ampara e não me deixa cair

Veja a Rainha se levantando
lado a lado com o seu Rei
Com seu olhar está apontando
para o caminho do bem
Em uma das mãos o Livro Sagrado
suas Palavras são Lei
Na outra mão, a espada afiada
a injustiça contém

Quero deitar nos braços de minha Mama Omega
Me pega no colo aconchega e me faz sorrir
Quero deitar nos braços de minha Mama Omega
Que me acalma, ampara e não me deixa cair

Veja a Leoa se levantando
junto com o seu Leão
Durante o dia, enfrenta a caça
com seu rugido de trovão
Quando chega a noite alimenta seus filhos
ela lhes dá toda a atenção
Sua postura impõe respeito
e seus passos estremecem o chão

Quero deitar nos braços de minha Mama Omega
Me pega no colo aconchega e me faz sorrir
Quero deitar nos braços de minha Mama Omega
Que me acalma, ampara e não me deixa cair, não

Desafiou o mundo com Adão
Sempre fiel ao lado de Abraão
Com sua beleza encantou Salomão
Toda Poderosa Mãe da Criação

Das terras de Mãe África ela foi seqüestrada
Foi açoitada, molestada e maltratada
Mas mesmo assim resistiu a toda crueldade
com sua força, seu poder e sua dignidade
Ela é mãe de todos em má situação
Toda Poderosa Mãe da Criação
Concebeu e alimentou em seu ventre o Cristo Vivo
Pelo poder da Lua ordena todos os ciclos
É a que rege as ondas do Mar
os rios e as cachoeiras, mantém tudo em seu lugar
organiza as tempestades ao som do trovão
Toda Poderosa Mãe da Criação

A quem Jesus se revelou e amou mais que a todos
Defendeu de Mussolini a Etiópia e seu povo
Estava ao lado de Haile Selassie na coroação
Toda Poderosa Mãe da Criação
(composto em 2007)


Referências:

ASFAW, Menen. Discurso no 25º Aniversário da Escola Imperatriz Menen. 18 Abril, 1957.
__________. Discurso para a Associação Mundial de Mulheres. 13 de setembro de1936.
__________. Discurso da Vitória. 1942.
BARTOLOMEU, Evangelho Segundo. s/d
HOWELL, Leonard. The Promisse Key. 1935.

KEBRA NAGAST. E.A. Wallis Budge (tradução), 1932.

SELASSIE, Haile. My Life and Ethiopia's Progress: The Autobiography of Emperor Haile Sellassie I - 1892-1937 (Volume 1); 1999.

MICHAEL, Yared Gebre. Memorial for Empress Menen Asfaw’s Birth Day. Addis Ababa, 1950.
TIAGO, Evangelho Segundo. s/d







[1] Algumas das plantas que estão ligadas ao feminino é a Artemísia e a Alfazema. Dentre os minerais, podemos citar o Quartzo Rosa, a Turquesa e a Pedra da Lua. A utilização dessas e outras plantas e minerais devem ser utilizadas com cuidado, e muitas vezes evitadas, no caso de gravidez.
[2] Provérbio atribuído ao educador ganês Dr. James Emmanuel Kwegyir-Aggrey.


VOLTAR

texto de Luísa Benjamim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com