sexta-feira, 4 de julho de 2014

Encontro com o Leão de Judá - Master Yogiraj

Encontro com o Leão de Judá, Haile Selassie
Master Yogiraj



Era uma manhã sombria em Londres, eu tinha acabado de sair da minha meditação de rotina, quando de repente alguns amigos de meu anfitrião apareceram. Eles estavam muito animados em nos contar que Sua Majestade, O Imperador da Etiópia, ouvira falar da minha experiência com o ensino de yoga e manifestou o desejo de me ver, um yogi da Índia. Haile Selassie, Poder da Trindade, da Casa de Sabá, também chamado de Leão Conquistador de Judá, o mesmo título tido pelo Rei David na Bíblia. Selassie é o 225º na descendência da linhagem do Rei Salomão.


Master Yogiraj


Tão logo estávamos dirigindo-nos no ‘Austin’ do meu discípulo em Cambridge. Nossos guias, que estabeleceram contato com a casa da Etiópia, ficaram muito felizes de fazer parte deste grande encontro. Foi-me dito para manter este encontro em segredo, porque Sua Majestade era um convidado da família real da Inglaterra, e para todos os efeitos, para os africanos e comunidades religiosas Rastafaris, era dito que ele deixara seu corpo em 1975. No entanto, isto não era verdade, pois eu me lembro de encontrar com ele sete anos mais tarde, em 1982.
Nossos guias nos levaram à residência na Great Portland Street, pararam o carro e entraram em uma mansão residencial. Havia dois homens robustos de prontidão, sorridentes, sentados na recepção. Detetives da Scotland Yard, eu presumi. Meu palpite estava certo, já que eles simplesmente nos disseram quem eram, quando nos apresentamos. Era óbvio que a mais alta segurança do reino estava sendo dada ao Rei, já que ele era um convidado da agora antiga Rainha Mary. Os cavalheiros conduziram-nos por uma escadaria com carpete vermelho para um simples, mas muito bem decorado, salão, com mobiliário e carpetes de um verde suave. ‘A sala verde do palácio’, eu disse para minha mesmo. Eu estava acostumado com todas estas salas verde e rosa que existem lá em nossas casas na Índia. O mordomo veio e nos perguntou se nós gostaríamos de algo para beber, mas recusamos.
Esperávamos por Haile Selassie, o Rei sobre o qual o meu avô me contou muitas histórias. Ele me disse que Haile Selassie foi um membro do conselho da Liga das Nações, que era a organização internacional antes das Nações Unidas (ONU) ser formada. Durante um encontro internacional, um criminoso sacou uma pistola para atirar no Rei, que não se moveu, mas ficou parado olhando para o assassino diretamente nos olhos, conseqüentemente, o homem largou a pistola e foi levado pelos guardas da segurança.
Após cerca de 20 minutos de espera, Sua Majestade, o Rei, entrou, todos se levantaram e curvaram-se, ele respondeu a nossa reverência e nos fez sentar. Ele estava acompanhado por seu neto, uma pessoa muito impressionante, com 2,10 metros de altura e cerca de 25 anos de idade, foi apresentado como Príncipe Yakob, pronuncia Yakov como em hebraico. Ele havia completado seus estudos militares na Academia de Defesa Nacional, em Pune, minha cidade natal, na Índia.
Após a troca de gentilezas, bolos e tortas comidos, Sua Majestade levantou-se e olhou para todos nós, de acordo com o protocolo real. Ele entrou para o seu quarto interno e solicitou-me que o seguisse. Quando estávamos sentados de frente um para o outro, eu tive a oportunidade de dar uma profunda olhada para ele, ele estava com cerca de 90 anos de idade, seus olhos eram de um azul da experiência da vida, cabeça erguida sobre ombros eretos, seu cabelo era crespo e branco como a neve, quando eu penetrei em seu coração eu vi sua verdadeira e majestosa alma de leão. Oh que visão! Oh que homem! “Verdadeiramente os grandes homens não têm que mostrar o que são. Eles são o que são”, pensei. Eu tinha 38 anos de idade, então.
Ele me perguntou se eu poderia realizar uma Havan, uma cerimônia do fogo, para ele e sua família, eu me concentrei para fazê-la, mas falei sobre a fumaça da fogueira que poderia demorar. Ele arrumou tudo e informou aos guardas da Scotland Yard, então nos encaminhamos para preparar a cerimônia do Fogo Sagrado.


Representação de uma Havan


Eu contei ao Rei que nos tempos antigos, em torno de 7000 AC, um grande rei da Índia chamada Mahandatha havia realizado estupendas Havans no Congo no interior da África, que foram mencionadas no ‘Puran’, é claro. É uma metáfora, para dizer que a areia de muitas partes do Congo se assemelha a cinzas sagradas, no entanto, é interessante notar que a areia pode realmente ser remanescente de antigas cerimônias do fogo realizadas pelo rei Mahandatha. Ele mostrou um grande interesse por história antiga e me disse que existia comércios através da rota da seda entre a Etiópia e a Índia antes do tempo de Cleópatra. Foi durante o tempo da Rainha Sabá da Etiópia, que a África aprendeu muitas das leis e técnicas espirituais da Índia. Isso depois foi passado da Etiópia para o Egito.
Eu fiquei profundamente intrigado ao ouvir isso do Rei, que era ele próprio uma alma profundamente espiritual e divina. Na Índia chamamos tais almas de “Mahatma”, ou, ‘uma grande alma’, como Mahatma Gandhi, tais almas visitam a nossa rota raramente. Muitas coisas interessantes que aprendi naquele dia deste grande Rei sábio, que me lembraram do antigo Rei Janak do Ramayana. Eu contei-lhe que Bhima, Príncipe Pandava, primo do senhor Krishna, havia se casado com uma garota chamada Rairamba, da Etiópia.
Enquanto conversávamos todos os preparativos para a cerimônia de fogo foram feitos. O ghee, o arroz, etc. Eu, então prossegui com o Havan para o bem-estar da humanidade e para o progresso espiritual de todos. As chamas sagradas da cerimônia do fogo dançavam ao som do canto de mantras, todos os presentes envolveram-se no ambiente santo enquanto nos alegrávamos com o espírito do Senhor. Quando a cerimônia sagrada acabou, Sua Majestade estava muito emocionado, ele e a Rainha então me mostraram o que precisavam mostrar. Enquanto eu passava pelo quarto de dormir, eu olhei para ele e seu leito majestoso, eu pensei que devia ser feito de platina ou ouro branco, mas não lhe perguntei. A cama real era tão enorme com suas cortinas que eu me confundi com outro quarto menor. Após ele mostrar um interesse pela ciência do yogi, eu entreguei-lhe o yogi “Om Sah”, técnica de respiração, que ele praticou com sucesso. Seis meses depois ele me telefonou na Índia e contou-me sobre o bem-estar espiritual e o sono profundo que ele era capaz de ter depois de praticar a técnica.

Título original: “Meeting Haile Selassie”. Do Audiolivro: “Wings To Freedom” do Mestre Yogiraj. In: youtube.com/watch?v=F7RmcQEzYho

Transcrição e Tradução: Jean Michel Ribeiro Magalhães e Luísa Benjamim. Revisão: Sista Nanda - Ilustração final: Wallace Bidu





Nenhum comentário:

Postar um comentário

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com