terça-feira, 17 de junho de 2014

Santa Maria de Sião


Durante a invasão italiana, Imperatriz Menen rogou à Santa Maria, a Virgem Mãe, por auxílio, prometendo doar sua coroa pela liberdade da Etiópia. Nesse período Menen peregrinou por vários locais sagrados na Palestina, na Síria e no Líbano orando por sua nação. Com a libertação da Etiópia da ocupação em 1941, uma cópia da coroa da Imperatriz foi feita para ser usada por futuras Imperatrizes, e a original, usada por ela em sua coroação, foi doada em devoção à Virgem para a Igreja da Natividade em Belém. Desde então, ela passou a utilizar uma tiara no local da coroa.
Dentro da fé Crista Ortodoxa professada na Etiópia, da Igreja Tewahedo[1], Santa Maria possui uma posição central juntamente com Jesus. Maria é a própria Santidade feminina em sua plenitude, a Divina Mãe. Conforme lemos no Kebra Nagast[2], foi através da Sua Vida que Ela redimiu e pecado de Eva e glorificou e santificou a mulher.
Em Genesis lemos que foi após Eva transgredir a Lei e os mandamentos de JAH que a Humanidade passou a ficar vulnerável à morte. Também lemos na Bíblia, que a vida seria restabelecida através da vinda do Messias. Nesse sentido, se o pecado de Eva deu início a um novo estágio na vida da humanidade para uma realidade efêmera e com morte, Maria, ao dar a Luz ao Redentor, restabeleceu a Aliança da Vida.

“[...]E escutai esta explicação sobre o primeiro homem, que é nosso pai Adão. Eva foi criada de um homem, a partir de um osso de seu lado, sem abraço e união, e ela tornou-se sua companheira. E, tendo ouvido a palavra da malícia, de ajudadora de Adão, ela tornou-se uma assassina ao fazê-lo transgredir o mandamento. E, em Sua misericórdia, Deus, o Pai, criou a Pérola no corpo de Adão. Ele limpou o corpo de Eva, santificou-o e fez nela uma morada para a salvação de Adão. Maria nasceu sem mancha, pois Ele a fez pura, sem poluição, e ela redimiu a dívida dele sem abraço e união carnal. Ela deu à luz em carne celestial a um Rei, e Ele nasceu dela, e Ele renovou sua vida na pureza de Seu corpo. E Ele matou a morte com Seu corpo puro, Ele ergueu-se sem corrupção e Ele ergueu-nos com Ele para a imortalidade, o trono da divindade, e Ele ergueu-nos com Ele, e nós trocamos a vida em nossos corpos mortais pela a vida que encontramos que é imortal. Através da sedução de Adão nós sofremos aflição, e pela paciência resistente de Cristo nós fomos curados. Através da transgressão de Eva, nós morremos e fomos enterrados, e pela pureza de Maria, nós recebemos honra, e fomos exaltados às alturas. [...]” (KEBRA NAGAST, 1935, cap. 96).

O Cristo Messias que não poderia ser contido no Universo inteiro, foi contido no Ventre de uma Mulher:

Ele, que é insuficiente de ser contido pelos sete céus, estava contente por estar contido em ti [Maria]” (BARTOLOMEU).

Muitas foram as mulheres que antes ou depois de Maria deram bons exemplos de como proceder como uma mulher Santa, Guerreira e Rainha. Nesse tempo, o Glorioso exemplo que temos para nós Rastafaris é a amada Imperatriz Menen. Menen representa essa santidade feminina no tempo em que estamos, ela representa todas as mulheres que vieram antes dela, as mulheres bíblicas, as africanas de todos os povos e a própria Virgem Maria.
No Amor da Rainha Mãe a Mulher Rastafari possui o Amor incondicional e caridoso, a própria Santa Maria Viva, dentro de nós, como mostrava sempre a Imperatriz Menen em todas as suas boas ações e iniciativas políticas e religiosas.
Este estágio de Amor puro é adquirido na ingestão da Ganjah, que é a planta que traz como principal elemento esse Amor puro, incondicional, da Mãe, da Santa Maria. Em contato com essa planta, entramos nessa freqüência, e na vibração do Amor puro.
O Amor incondicional, trazido através do batismo do Espírito Santo de Jesus Cristo, é um sentimento, muito vivo nas Mulheres, que até por isso popularmente se chama de “Amor de Mãe”. A vibração trazida por Santa Maria é justamente essa vibração desse Amor puro, Maternal, incondicional, que chora e se alegra pelos seus filhos. Como lemos no Manuscrito abaixo, quando Maria e José, seu protetor zeloso, dirigiam-se a Belém, estando ela grávida instantes antes de iniciar o processo do parto.

“Quando estavam a três milhas de distância de Belém, José virou-se para Maria e viu que ela estava triste. Disse consigo mesmo:
– ‘Deve ser a gravidez que lhe causa incômodo.’

Ao voltar-se novamente, encontrou-a sorrindo e indagou-lhe:
– ‘Maria, que acontece, pois que algumas vezes te vejo sorridente e outras triste?’
Ela lhe disse:
– ‘É que se apresentam dois povos diante de meus olhos: um que chora e se aflige e outro que se alegra e se regozija’” (TIAGO).

A alegria e a tristeza, o sorriso e as lágrimas pelos filhos e suas escolhas que os levam a caminhos diferentes, mas nunca deixam de ser filhos. Maria traz essa natureza da Mãe que acolhe e recebe todos os seus filhos sem diferença, com um Amor puro, todos são seus filhos. Da mesma forma como as Mães Africanas curandeiras, as sacerdotisas de matriz africana, muito comuns aqui no Brasil, são um grande exemplo desse aspecto feminino, que acolhendo a todos que chegam em suas casas, com Amor e caridade para ajudarem em suas demandas na matéria e no espírito, sem perguntar da onde vieram, ou para onde vão.
A Imperatriz Menen, assim como A Virgem Maria, representam a Rainha Omega, a Mãe da Criação. Como fala Leonard Howell se referindo a Imperatriz Menen, em seu famoso texto The Promisse Key[3]:

“Falando para o Universo e a feminilidade do homem, a Rainha Omega, a Mulher etíope, é a Mulher coroada. Ela nos entrega seu livro que vem da autoridade suprema. Ela é a dona da criação.
[…]
Rainha Omega sendo senhora de vários mundos, ela está a cargo da energia nestes momentos."  (Howell, 1935).









[1] A Igreja Crista Ortodoxa da Etiópia foi fundada no século 4d.c.. A Etiópia foi a primeira nação a assumir oficialmente a Fé Cristã. Isso se deu após a conversão da então Rainha Candace da Etiópia, que se converteu após seu Eunuco ter sido batizado pelo Apóstolo Felipe, quando eles se encontraram, por acaso, em Jerusalém (Atos dos Apóstolos: 8: 26-39).
[2] Kebra Nagast, que significa ‘A Glória dos Reis’, é uma Escritura Sagrada Etíope que data aproximadamente do século 10, que tem como principal objetivo narrar a origem da linhagem Salomônica dos Reis da Etiópia iniciada pelo Rei Menelik I, filho do Rei Salomão com a Rainha de Sabá, nesse livro também são descritos princípios da Fé Cristã Ortodoxa.
[3] Livro escrito por Leonard Howell que narra a Coroação do Imperador Haile Selassie e da Imperatriz Menen para os Africanos em diáspora na Jamaica. Muitos dos princípios da fé Rastafari foram expressos pela primeira vez neste livro, e seu autor é, por muitos, considerado como o primeiro Rastafari, ou o primeiro seguidor de Haile Selassie na diáspora.


CONTINUAR LENDO

texto de Luísa Benjamim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com