terça-feira, 17 de junho de 2014

Mães da Criação



Rainha Omega, a Mãe Natureza, Mãe Terra, Mama África, princípio gerador que cria e dá vida a todas as coisas. A Terra fértil, aonde tudo que se planta dá, cresce e se multiplica. Esse princípio gerador está em todas as mulheres, sendo seu útero o órgão físico que manifesta este princípio etéreo, a força feminina, da terra.


A Imperatriz Menen é a representação para os Rastafaris da Mãe da Criação, a Mãe Criadora, a Grande Rainha, A Maria Negra. Essa representação estende-se a todas as mulheres, e, se podemos associar a passagem apocalíptica (12:1), na qual uma Mulher vestida de Sol tem a Lua sob Seus pés e uma coroa sobre Sua cabeça, à Virgem Maria ou à Imperatriz Menen, também podemos fazer essa associação a todas as mulheres que se reconhecem nesse princípio essencial feminino. A Nova Jerusalém que desce dos céus (21: 2) são as próprias mulheres, em sua essência mística, estabelecendo o novo tempo, pela multiplicação, criação e educação das futuras gerações.

Não é a Mulher chamada Rastafari a quem se referem essas profecias, mas a toda a Mulher. Acontece que a Mulher Rastafari é aquela que busca esse entendimento em seus estudos e sua vida na maior profundidade possível, compartilhando, com Amor Incondicional, com todos e todas, independente de títulos, auto-afirmações, religião, credo, cor ou nacionalidade.


Ser uma Mulher Rastafari é ter a consciência da importância do ser Mulher, como Mãe, que educa, e passa o conhecimento e os valores necessários para a construção de um mundo. A Mulher tem o poder de criar, gerar, construir, transformar. Isso faz parte de sua natureza. Dentro do princípio Rastafari, a Mulher jamais pretende ser igual ao homem, cumprir suas funções, pelo contrário, espera que suas características próprias sejam respeitadas em sua diferença e peculiaridades, com um respeito absoluto.


CONTINUAR LENDO

texto de Luísa Benjamim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* * * * * * * * Projeto Omega Nyahbinghi * * * * * * * *

O Projeto Omega Nyahbinghi visa ressaltar o aspecto Omega (feminino) do Nyahbinghi.

Nyahbinghi representa VIDA. Princípio sem fim. Representa o retorno à vivência original, a resistência a toda a opressão e dominação, a tudo que nos desvia do caminho da Verdade. A maior representação da Vida é a batida do coração. Nas celebrações Rastafaris os tambores africanos representam através de seus toques a batida do coração-Vida-Nyahbinghi.

Assim, esse projeto consiste em ressaltar e fortalecer o feminino da vivência Rastafari, em elevar e destacar a Mulher Original – Rainha Omega I!

Esse projeto se faz importante pelo grande desconhecimento existente, em especial no Brasil, do que é e de quem é a Mulher Rastafari, e a que essa expressão se refere. O que acaba passando a impressão, para muitos, de que Rastafari é um Movimento especialmente masculino, quando não machista, o que não é uma verdade.

Omega Nyahbinghi é um projeto desenvolvido por Sistas Rastafaris no Brasil.

Objetivos:

Difundir e vivenciar, onde estivermos, os ensinamentos, vida e exemplo de Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen I, em Seu aspecto Alfa e Omega, ao lado de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, Respeito, Equilíbrio, Amor.

Amar a JAH acima de todas as coisas e Amar ao próximo como a nós mesmos: Eu&Eu em JAH RASTAFARI

Ações:

SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO

SAÚDE

MÚSICA



Apoiadores e parceiros do Projeto Omega Nyahbinghi:

A Voz do Morro avozdomorro.blogspot.com

Beto Era betotatoo.blogspot.com/

Classe D fotolog.com/classe_d

Cultural Rasta Brasil

Davi Amen daviamen.blogspot.com/

Editora Deriva deriva.com.br

Instituto Cultural Congo Nya

Kalimbaria kalimbaria.blogspot.com

Kalimbaria Musical kalimbariamusical.blogspot.com

Leandro Sega fotolog.com.br/sega122znrj

Marcos Costa Graffiti spraycabuloso.blogspot.com

Mario Bands mariobands.blogspot.com/

Radio Praia do Pontal http://webradiopraiadopontal.blogspot.com.br/

Ras Felipe

Ras Sansão myspace.com/rassansao

Renê Dalton renedalton.com

Revista Negarit facebook.com/pages/Revista-Negarit

Roots Ativa rootsativa.blogspot.com/

Silvana Coelho fotolog.com.br/sicaracoladona

Wallace Bidu wallacebidu.blogspot.com